-
Arquitetos: Studio Arquitectos
- Área: 1507 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pablo García Figueroa
-
Fabricantes: Chukum, Cocinas Palma, Divicun, Illux, MELNOR, Magg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nuhuch Mukul nasce como uma visão de respeito e admiração por seu contexto natural, pela riqueza em diversidade dos sistemas vivos que habitam o terreno a intervir. Buscou-se aplicar este conceito a partir de uma proposta comercial que atinja uma densidade adequada ao lote, com o objetivo de manter a maior quantidade de árvores possível para que elas, assim, possam ajudar a transformar e regenerar a essência do terreno.
A partir desta abordagem, a arquitetura surge como uma resposta para adaptar uma forma de habitar o ambiente a partir de uma visão integradora, criando amplos caminhos visuais repletos de verde ao redor do ambiente construído, que protegem os cômodos internos do clima tropical subúmido da Península de Yucatan.
O projeto localizado na região 15 ao sul da cidade de Tulum, Quintana Roo, consiste em duas torres de três pavimentos, com três apartamentos cada. No centro, a área comum com uma grande área de conservação, que recebe um amortecedor visual entre as torres criando um ambiente denso de vegetação e que garante privacidade entre os usuários.
Estas condições criaram a possibilidade de desenvolver uma planta radial, com um volume que expande seu interior em direção aos terraços perimetrais ao longo do volume, o que nas fachadas cria uma primeira camada de tecidos naturais dando abrigo às janelas e uma vista rústica do edifício a partir do lado de fora.
A implementação de pilares de concreto gerando um ritmo radial - ordenando os pontos de carga do edifício e compondo o padrão que dá forma e função ao mesmo - faz com que esses elementos-chave permitam uma circulação livre pelo projeto, sem elementos curvos na construção. Estes apoios contêm os elementos dobráveis que revestem o edifício. Quando fechados, contam com marquises que permitem o fluxo de ventilação e, quando abertos, permitem a abertura total dos vazios, concretizando a intenção principal do projeto arquitetônico pela experiência de uma forte conexão com o lado de fora.
As texturas e materiais do projeto expressam uma atmosfera rústica que busca dialogar com seu contexto natural. Através do gradeamento dos terraços perimetrais cria-se uma pele de tecido natural, mostrando a honestidade do material em harmonia com as texturas vivas do lugar. No interior, os tons quentes da paleta de materiais concebem um ambiente com um caráter elegante e acolhedor.
Mukul é um projeto que quebra paradigmas desde o início de sua concepção, procurando criar um padrão de desenvolvimento mais amigável ao meio ambiente, sendo uma referência na área para projetos futuros. A linguagem do projeto desafia a sutileza da forma radial, compondo uma paisagem integrada que vai do interno para o externo e vice-versa, transmitindo uma essência evolutiva em busca de novas diretrizes para a habitação humana.